domingo, 4 de setembro de 2011

Sobre heróis os karas e sintonias da vida

Hoje recordando coisas lindas de uma vida feliz, meu irmão e eu, nos recordamos que antes de vampiros sensuais, bruxinhos e feitiços espetaculares e até alguns heróis do HQ, tivemos nossos heróis brasileiros, saídos da cabeça genial de um autor brasileiro,
Trata-se do grupo dos KARAS criaturas de PEDRO BANDEIRA...
Sim, pessoas, o Brasil produz heróis (há muito tempo... afinal alguns personagens históricos de Erico Veríssimo, Guimarães rosa, Rachel de Queiroz... são sim heróis, mas isto é assunto looongo para outro post)
Lembro que o primeiro livro da saga dos karas que li foi o anjo da morte, nome sugestivo para uma adolescente, interessada por coisinhas góticas, rock, literatura estranha (POE...) algo de história e um que de rebeldia (não, não é pra entender,...) anjo da morte devia ser sinistro...
Não era... era genial, empolgante, emocionante e se passava no Brasil, um grupo de adolescentes brasileiros, que lutavam por justiça, por honestidade, sempre com muita inteligência e lealdade...
Foi amor à primeira linha...
Descobri que existia uma “saga” com outros livros e então tentei conseguir os outros exemplares, cada um melhor que o outro, já conhecia o Pedro bandeira, de um clássico dos clássicos que todas, meninas da escola leram, a identificação máxima de personagem e leitor, era ler e pronto, no outro dia estava feita a roda de debates das angústias...
A obra? A MARCA DE UMA LÁGRIMA, noooossa foi à terapia minha e de minhas amigas por anos, complexo de Isabel, baixa e alta estima de Isabel... etc. etc...etc... Pedro foi meu ídolo por muito tempo e ainda o é... porque está inexoravelmente cravado em minha história...

Bem, hoje eu já vi vampiros sedutores e pálidos, bruxinhos simpáticos, magos loucos, super heróis a dizer basto...
Porém meus heróis da adolescência com Pedro são meus prediletos, acalentamos até hoje a vontade de ver en vivo com voz os karas, calú, chumbinho, magrí, Miguel, cabeção... deus como seria bom...
Meu irmão é a única pessoa que conheço que compartilha comigo esta paixão, claro que total influencia minha, fico indignada, quando ninguém sabe quem é Pedro bandeira, nem os karas, absurdo...
Mas fazer o que eu? Eu tive a sorte de ter lido e de ter sempre as mãos os exemplares de
Meus queridos karas, sempre prontos a agir contra tudo e todos... e se ninguém sabe, ah não importa sempre posso falar com meu irmãozinho sobre eles, e divagar...
Há uns anos escrevi uma carta para Pedro bandeira (amo escrever cartas)
Mas acho que a editora nunca entregou, não sei... hoje por incrível que pareça, não lhe procurei em blogs, sites etc. ..sei lá
Mas o que fica é que Pedro foi o patrocinador de horas deliciosas, e de umas lágrimas que marcaram uma cabeça de menina, mais que isso, ele é brasileiro e eu tenho orgulho disso!

Aos karas meu tributo...
Porque o Brasil tem sim heróis adolescentes que valem à pena...





Um comentário:

  1. Adorei esse post Paulinha, minha infância foi pontuada pelos livros do Pedro Bandeira. Me sentia a própria Isabel. Marquei muitas vezes as páginas do livro com minhas lágrimas

    ResponderExcluir